A Zambujeira do Mar é uma encantadora aldeia costeira que abraça uma praia de extensa e ondulação. Localizada num pequeno promontório que encerra a praia a norte, a Capela de Nossa Senhora do Mar é uma humilde edificação religiosa que, noutro qualquer recanto do interior, passaria despercebida ao visitante. Porém, ali, orgulhosamente altaneira, dominando um espetacular miradouro, a capela surge absolutamente grandiosa. |
Zambujeira do Mar é uma freguesia portuguesa do concelho de Odemira, com 42,96 km² de área e 912 habitantes (2011). Densidade: 21,2 hab/km². Foi elevada a freguesia em 30 de Junho de 1989 (pertencia antes à freguesia de São Teotónio), sendo a mais pequena do concelho.
A sua costa, integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, é debruada a falésias e pequenas praias que, fora das época alta turística, são paraísos usados por poucos. Destacam-se, além da praia central da Zambujeira, as praias dos Alteirinhos, Nossa Senhora, Arquinha e Tonel.
A principal actividade é o turismo, mas são também relevantes a agricultura, a pecuária e a pesca, albergando um dos quatro portos do concelho (chamado de Entrada da Barca). Nos últimos anos, tem crescido bastante o turismo rural, com um punhado de empreendimentos de qualidade em redor da aldeia.
Em Agosto realizam-se os três maiores eventos do calendário zambujeirense: na 1.ª quinzena do mês, o Festival do Sudoeste, o maior dos festivais de música de Verão do país, sediado a alguns quilómetros da aldeia; a 15 de Agosto, as festas religiosas e procissão dedicadas à padroeira local, Nossa Senhora do Mar; a 29 de Agosto, a feira anual. |